Um Guia para Escapadinhas

09:41


Sempre adorei viajar! Não sei se foram os meus pais que me passaram o bichinho por sempre me terem levado a conhecer alguns cantinhos deste país e mundo, mas a verdade é que seja perto ou longe uma escapadinha faz-me revitalizar as energias e sentir-me mais viva!
Com o avançar da idade, deixaram de ser os meus pais a organizar as viagens e passei a ser eu, planeei a minha primeira viagem ao estrangeiro com o meu namorado, Francisco, aos 19 anos. Entretanto já planeamos mais algumas viagens quer nacionalmente quer internacionalmente. 
Aqui fica um guia de planear escapadinhas baseado na minha experiência, espero que seja útil e que aproveitem bem a vida!


- Analisar qual o plafond que cada pessoa envolvida no planeamento da viagem pode dispor para a mesma.
2º - Decidir se a viagem é nacional/internacional e o local (ex, cidade, zona do país...), tendo em consideração se o mesmo é possível de acordo com o plafond e fazendo pesquisas nesse sentido. Para viagens nacionais opto por pesquisar sempre hotéis/pousadas em promoção em sites como www.odisseias.com. A nível internacional costumo fazer uma pesquisa rápida para ter uma noção do tipo de valores por local no site da edreams, www.edreams.pt/
- Pensar na duração da viagem. Neste passo é importante ter em consideração não só o plafond como que pontos de interesse existem no local. Por exemplo, em Paris uma viagem de 3 dias acaba por não ser suficiente para conhecer toda a cidade, pelo que se torna mais pertinente aguardar por uma oportunidade com maior disponibilidade de tempo e financeira. Já Bruxelas, é uma cidade que se consegue ver em 2 dias, sendo uma boa opção para viagens mais curtas.
4º - Estadia, depende mais uma vez do plafond mas pessoalmente procuro hotéis de 3 estrelas no estrangeiro e pousadas da juventude/turismo rural em promoção a nível nacional. Para este efeito uso os sites referidos no ponto 2, mas também www.pousadasjuventude.pt, www.booking.com e www.trivago.pt. Mesmo nunca tendo experimentado, tenho amigos que usam o airbnb, www.airbnb.pt uma plataforma onde os utilizadores conseguem alugar quartos e apartamentos aos proprietários por preços competitivos.



5º- Relativamente ao transporte é importante planear consoante o tipo de viagem. A nível nacional, é possível estimar o consumo dos automóveis por distância em www.viamichelin.pt ou optar por usar comboio, www.cp.pt. A nível internacional, mesmo sendo possível usar os dois meios anteriormente referidos, o mais comum hoje em dia é o avião, consegue ser o mais competitivo, principalmente com as empresas low cost, em levar-te o mais longe da forma mais barata. Nestes casos, é importante pesquisar que companhias voam para os locais pretendidos através da edreams, e depois conferir os preços nos sites particulares de cada uma das companhias aéreas (por muitas vezes na edreams não aparecem todas as opções das companhias, nem todas as combinações de voos possíveis.). Uma dica muito importante para a pesquisa de voos baratos é limpar a cache e o histório do computador após cada pesquisa, ao não fazer este passo os sites analisam os interesses do utilizador e sobem os preços ao longo das pesquisas. No caso de viajar de avião, é também muito importante não esquecer que a maioria está localizado a uma distância considerável da cidade, pelo que é fundamental planear os transfers, esta informação está disponível nos sites de cada aeroporto de destino.
6º - Extras! Nos extras costumo planear os restantes pormenores da viagem, como pontos de interesse a visitar e a sua distribuição pelos dias. A nível financeiro, é de ter em consideração estimar o valor por refeição, planear alguma refeição mais especial num restaurante, acrescentar preços de entrada em museus e pontos de interesse e um valor para recordações dos locais. Este último passo, varia muito de local para local, e o ideal é pesquisar todas as informações atempadamente.


Gostavam de ver publicações sobre os locais por onde viajei, com imagens, dicas e informações sobre estadia e refeições?

Boas viagens,
Mónica
  

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários