Olá, 2017

10:24


Uns meses e muita vida depois - voltei! Temos novo design, já repararam? Gostam? Acho que está mais simples, fácil de utilizar e consegue uma dimensão de imagem maior, o que para mim é sempre um "plus"!

Eu sei que não é propriamente ano novo, mas é o primeiro mês do novo ano e gosto sempre de colocar os bocadinhos que fazem parte de mim em perspectiva. Um desses bocadinhos que mais me faz rolar os dedos de entusiasmo por este teclado e aquecer o coração por o ter criado - é o Três Pontos. Este blog é uma forma de expressão para mim, um lugar seguro onde vou deixando marcas que gosto de interpretar como pegadas e que alguém pode caminhar comigo (sendo o mais fascinante, o facto de poder ser qualquer pessoa do mundo). Mas o que é essencial para conseguir este objectivo? Caminhar mais por aqui. Tenho a vida cheia de deveres e fazeres que vos podia contar, mas no fundo, que nada têm a ver com este espaço livre, criativo e de expressão que quero alimentar. Bem-vindos/as a 2017, vamos dar um mais um passo?

Como já referi, embora a noite de passagem de ano em si não me faça especial alegria, o período de reflexão pessoal que um novo ano traz, dá-me um enorme gozo. Adoro esta sensação de ser mais um ano, que é um ano diferente e uma oportunidade para fazermos um balanço do ano que passou e re-definirmos o nosso sentido de vida para o ano que acaba de chegar: fresquinho e cheio de oportunidades. Sei que as resoluções de ano novo são muito gozadas e criticadas - eu própria aprecio o humor -, mas esta publicação não é sobre as minhas resoluções no sentido mais comum, é apenas a minha versão da sua génese.


Começo pelas minhas resoluções preferidas, as de perspetiva de vida. Estas promovem uma reflexão aprofundada de quem sou e de onde estou, de onde vim e do que experienciei, mas principalmente, são umas pedrinhas no chão que me ajudam a definir opções de caminhos que gostava de percorrer. Essas pedrinhas não são uma linha contínua, certezas a vida tem poucas, mas estão de longe a longe como se fossem um tracejado para que eu tenha um rumo, uma direção, sem perder a magia de poder improvisar e ir ao sabor do vento.
Nesta categoria sinto-me em 2017 ainda mais inspirada a descobrir e caminhar por um estilo de vida cada vez mais saudável e ético, seja na minha alimentação, consumo de produtos ou escolhas no dia-a-dia. Em 2016 tornei-me vegetariana, em 2017 sinto uma grande vontade de descobrir uma alimentação cada vez mais vegan. Quero ter consciência não só do que me estou a alimentar, mas dos métodos de produção, dos impactos ambientais, etç. Além disso, esta preocupação está a começar a entrar noutros campos da minha vida como o consumo de roupa e cosmética na busca da compreensão dos processos e das origens, como por exemplo, produção em trabalho precário e uso de animais para testes de beleza. Estou em 2017 com uma noção mais alargada de responsabilidade não só individual, como relacional com o mundo.

Existem, no entanto, certas áreas onde não ter um caminho definido, mas ter uma "check-list" de objetivos é, para mim, a melhor opção. Há simplesmente mudanças que se se ficarem por uma reflexão geral de Janeiro mas que tenham como princípio uma mudança refletida mais profunda não vão resultar com concepções abstratas e gerais. Neste sentido, podem ser exemplos a meta de fazer exercício físico no mínimo uma vez por semana, ler um livro por mês.... o que vos fizer mais sentido, mas objetivos específicos que gostavam de trabalhar na vossa vida.


Como última dica sugiro-vos a escreverem as vossas resoluções na primeira página da agenda, ou numa folha de papel em frente à secretária, para evitar que no início de Fevereiro, não tenham passado de uma boa reflexão sem consequências práticas.

Bom ano, que venham as aventuras!

Mónica*

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários